adeus

X sentou-se como todos os dias à secretária. Focou o monitor e, num movimento automático, ligou a tv que está atrás de si pelo telecomando. É só mais pelo som, pela companhia que o faz, mas está habituado a este ritual matinal. Concentrado no monitor nem deu pela morte da sua pequena tv. Só passados uns momentos e alertado pela falta de som, é que a olhou. O ecrã estava cada vez mais negro, as imagens cada vez mais inexistentes e o som cada vez mais ausente.
X desligou-a. Religou-a, nada. Esperou mais uns momentos, fez a mesma operação com os mesmíssimos resultados. Nada. Negro. Silêncio.
X tentou lembrar-se há quanto tempo tinha este televisor. Vinha do quarto de adolescente ou já era compra de jovem adulto? Não se lembrava. Levantou-se, desligou a ficha e a tomada de antena e, através da pequena pega que o chassis negro continha, transportou-a para a mesa da sala grande.
Aí olhou-a longamente, de todos os ângulos. Limpou-a cuidadosamente, com um pano específico para este tipo de plástico. Com cotonetes e uma novíssima escova de dentes, retirou-lhe o pó seco de tantos anos daquelas ranhuras que só servem mesmo para acumular pó.
Acariciou-lhe as formas arredondadas, quase como se fosse um magnífico corpo feminino.
Abraçou-a. E foi assim que a levantou da mesa. Abriu a janela da sua varanda muito alta, gritou para quem estava a passar na rua e, com um último aperto, deixou-a caír.
Estilhaçou-se por mil bocados que voaram para todos os lados.
Lá em baixo, as pessoas aplaudiram-no. Tinha sido uma última viagem digna de um filme de acção, certamente uma aventura por que ela gostaria de passar. E foram as próprias pessoas que retiraram os cacos do chão e os depositaram num caixote de lixo, não reciclável.
X ficou muito tempo à janela, relembrando todas as imagens que com ela tinha visto ao longo dos anos.
Também se sentia escuro e sem som. E já tinha saudades.

Advertisements

Leave a comment

Filed under Uncategorized

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s