destino

X acordou sobressaltado. Nada lhe vinha à cabeça, nenhum pensamento, nenhuma ideia, nenhuma aventura. Então decidiu recorrer às bancas de jornais e a outros estabelecimentos. Nos jornais, nada a fazer, pois tudo já estava escrito. Tudo era velho, nada original. No café da esquina, as conversas eram as mesmas sobre o fumar-se ou não. Foi ao mercado de peixe. Aí, depois de deambular pelas peixeiras e os seus gritos rebeldes de uma vida dura, ouviu chamarem-lhe patrão várias vezes. Os convites vinham de todos os lados, as frescuras eram sempre as mais frescas e os bichos os mais salgados. Escolheu um peixe, pois a vendedora garantiu-lhe que encontraria o que buscava nas entranhas deste animal mal cheiroso. Chegou a casa, esvendrou o peixe e, com uma certa repugnância, remexeu-lhe as entranhas. Havia coisas estranhas, duras, pequenitas. Lavando-as, descobriu um anel de ouro com brazão e uma moeda de ouro de um galeão espanhol do séc XVIII.
Consultou a net, leu que havia registos de um galeão desaparecido ao largo do Tejo e decidiu descobri-lo.
Arranjou uma barcaça a motor, uma rede, uns óculos de mergulho e outros aparelhos. Mas, num repente, uma violenta tempestade assolou o Tejo e todo o Atlântico, a barcaça rodopiava em cima das vagas, subiu quilómetros dentro dos furações, viajou a uma velocidade incrível e ia desfazendo-se aos poucos.
Após uns dias, X acordou extenuado e com sede num mar calmo e límpido. À sua frente estava uma majestosa ilha. A sua barcaça, levada pela maré, entrou na baía, perfeita como nos filmes, e parou quando atingiu a areia branca e virgem da praia. X saiu da barcaça. Olhou em redor e ali mesmo, ao seu lado, estava o galeão espanhol.

Advertisements

Leave a comment

Filed under Uncategorized

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s