voar

X, quando era puto, aproveitava a falta de um ou outro professor para se meter no autocarro nº 44 e ir para o grande terraço do aeroporto. Adorava vê-los a descolar e aterrar, a fumarada dos pneus quando tocavam a pista. Imaginava o terror sentido por alguns passageiros nessas alturas.
Depois o aeroporto foi mudando e já não bastavam 5 minutos de 44 para chegar lá.
Mais velho, ainda frequentou uma bar com vista para a pista, onde piscava o olho às hospedeiras e outras gentes que também tinham esse vício.
Quando aconteceu a primeira viagem de X dentro de um avião, deixaram-no ir ao cockpit. Ficou fascinado com tantas luzes e botões, tanta tecnologia que permitia ao homem fazer de pássaro.
E o bichinho pela aeronáutica aumentou. Com uns amigos, decidiu escavar um túnel de fora para dentro da pista. Escavaram-no até onde mais ou menos os aviões descolam. Fizeram um buraco até à pista e taparam-no com uma porta de ferro.
Sem os pais saberem, muitos finais de tarde deste grupo de amigos era seguir pelo túnel até ao portão de ferro. Adaptaram uns coletes com grandes elásticos e um gancho que apanhava uma das rodas do avião. Era um grande esticão, mas a sensação de viajar àquela velocidade era a melhor coisa do mundo. Quando sobrevoavam o Tejo, cortavam o elástico e com um lençol a fazer de pára-quedas, aterravam na água sem grande violência.
O pior de toda esta aventura era explicar aos pais porque estavam todos molhados se não tinha chovido naquele dia.
Até hoje o túnel lá está, secreto, e a porta já sofreu um remendo de alcatrão.
X comprou uma picareta recentemente. E telefonou aos amigos.

Advertisements

Leave a comment

Filed under Uncategorized

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s