cantinho

Certa vez X encontrou um sapo grande e verde. Olharam-se os dois e X seguiu o seu caminho por entre um mar de árvores e vegetação cerrada. Passado um par de horas, X decidiu descansar e reconfortar-se com uma bela sandes de presunto e queijo da serra e um termo de café bem puxado. De repente uma voz assusta-o: “Vais comer essa sandes toda?”. X olhou em redor e nada viu. Seria uma partida da psique? “Olha cá para baixo!” E ao descer o olhar viu o sapo que o tinha seguido ao longe. “Mas tu falas, sapo?”. “Falo sim, domino quatro linguas e geralmente fico calado mas essa sandes abriu-me o apetite”. “Concerteza que podes comer parte dela”. X então cortou-a ao meio e mesmo assim as duas partes eram grandes. O sapo deu a primeira lambidela e depois, muito depressa, engoliu a parte dele. “Mhhhh, um cafézito até que ia” disse. X ofereceu-lhe um café. Achava divertido estar a lanchar e convesar com um sapo. Já lhe tinha acontecido estar com um cão e até com um cavalo, mas esses não dominavam quatro idiomas. Nem um.
Depois de se deitarem regalados, o sapo disse “Pois é, tu vens do cantinho das coisas boas!”. X olhou para o sapo com um ar admirado. “E que cantinho é esse?”. O sapo riu, pois a sua grande sabedoria sabia que nenhum humano dava valor aquilo que tinha de mão beijada. “Vens de Portugal, não é? Onde existe o queijo da serra, niza e azeitão, onde o pão de centeio, alentejano e mafra acolhem manteiga pura e com sal e um belo presunto pata preta, sem falar dos vinhos do norte ao sul… e nem quero falar mais”. X ficou atónito e respondeu afirmativamente ao sapo.
Depois dormiu uma sesta e sonhou com as cebolas algarvias, a sopa da pedra, o cozido à portuguesa, os chocos fritos, o polvo à lagareiro…
Quando acordou procurou o sapo mas este já se tinha ido. Então decidiu regressar à sua terra. Ao seu belo cantinho.

Advertisements

Leave a comment

Filed under Uncategorized

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s