buraco

X guia determinado a poupar o seu veículo automóvel, evitando os buracos das ruas mais esburacadas da europa. Mas às vezes não dá e lá se vai mais um pouco de saúde dos pneus e amortecedores. No outro dia, para evitar bater num camião, meteu-se mesmo num grande buraco. Este cedeu e X mais o carro ainda caíram umas dezenas de metros. O mais bizarro foi caírem em cima de outros veículos… um Opel Senator, um Ford Escort, um Simca 1100, etc. Não havia cadáveres, portanto X não se alarmou muito. Vestiu o seu colete verde incandescente, tirou o GPS do carro, uma lanterna e fez-se ao, enfim, caminho.
A sua ideia era, com o GPS, apanhar a saída de esgoto nos restauradores por onde entram as pessoas que querem ver as catacumbas da cidade. O sinal estava fraco mas era para oeste. Tudo bem. Ao avançar lentamente foi descobrindo quadrigas, vestes, arcos, setas, algumas colunas de pedra, banhos públicos, parte de casas fenícias, outras romanas, até que ouviu um barulho.
“Olá! Está aí alguém?”, perguntou. Uma voz feminina gritava nervosamente “Aqui, aqui!!!” e X foi à procura. Encontrou-a ainda dentro do automóvel que tinha caído num outro buraco. Ajudou-a a descer os vários automóveis por baixo e contou-lhe que lhe tinha sucedido o mesmo.
Abraçados, porque só havia uma lanterna, lá foram descobrindo coisas de outras épocas. Depois passaram por estacas secas e quebradiças devido à falta de água e deram com uma parede de cimento. Caminharam ao lado dela e viram uma porta. “Finalmente” gritou X “uma saída”.
Abriram a porta e entraram num túnel escuro. De repente duas luzes brancas. “Estamos quase lá” disse um aliviado X. Mas as luzes vinham contra eles depressa demais e só tiveram tempo de se encostarem à parede. Iam morrendo de susto e choque. Ao que a fulana diz “Bolas, já sei onde estamos. Ali ao fundo fica a estação de Metro do Cais do Sodré”. Correram até à galeria. E não é que ela estava certa?

Advertisements

Leave a comment

Filed under Uncategorized

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s