grafonolas

X passeava por uma Feira da Ladra já quase terminada. Mais uma vez não tinha conseguido levantar-se de madrugada, mas mesmo assim decidiu meter-se na já pequena confusão. X adora este largo e nem se importaria de mudar para aqui, mas as Terças e Sábados são, realmente, uma confusão.
X vasculhava por entre as bugigangas e outras tralhas quando se deparou com uma grafonola antiga, linda, de madeira e metais dourados. Perguntou o preço e riu-se da resposta. O dono, que já queria era ir embora sem mais aquele peso, acertou para meio o preço e X aceitou.
Ao chegar a casa reuniu alguns vinis originais que tinha comprado a um primo, ainda pesados e quebradiços como vidro. Colocou a grafonola no centro de uma mesa, pousou o disco, deu à manivela e baixou a agulha.
De repente, com a música, a grafonola debitou uma luz que projectava os intérpretes e a respectiva orquestra como se de um filme antigo se tratasse.
X ficou atónito. Repetiu a operação com os outros discos e a grafonola continuava a projectar na parede todas as ambiências vividas nessas gravações. X convidou alguns amigos e nenhum quis acreditar, pois todos sabem que X é um gadget freak e teria feito da grafonola um projector de video. Mas e as imagens? Saíram todos discutindo youtubes e afins, deixando X sózinho sem saber se ria ou chorava.
No dia seguinte dedicou-se à compra de vinis antigos. E foi encontrando raridades. Tinha encontrado o seu tesouro. E de tesouro em tesouro foi descobrindo sorrisos de quem cantava, dos ritmos vários das orquestras, dos magníficos solos dos músicos.
Era assim que devia ser a música hoje.

Advertisements

Leave a comment

Filed under Uncategorized

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s