olhar

Esta é a aventura de um homem que é particularmente atento. Observa tudo e todos, apreende factos, acontecimentos, notícias, possibilidades, futuros. Conhece as pessoas, lê-lhes a mente, sabe o que vão fazer a seguir. Chega ao cúmulo de perceber que nas próximas grandes chuvadas, este, aquele e aqueloutro prédio vão sofrer infiltrações por causa dos dejectos e penas dos pombos. Sabe que a gasolina vai mesmo faltar a sério e que os cereais serão o novo crude. Sabe que os taxistas portugueses podem agora optar por comprar um Prius, carro híbrido carote mas ideal para os centros urbanos. Mas sabe também que todos os que compraram uma viatura de serviço têm que esperar cinco anos para fazer menos mal ao ambiente. Sabe truques para pagar metade dos bilhetes, onde ou para onde eles sejam, como fazer comida japonesa ou requintadas entradas para os convivas. Sabe também que os portugueses não serão campeões, a não ser no endividamento público. Sabe que o desgoverno continuará a açoitar a populaça e sabe que o futuro não é aqui.
Este homem sabe muito. Tanto que poderia ser uma extraordinária ajuda para os governantes, qual borda d´água. Só que, como tantos outros, a sua perspicácia, inteligência e noção não valem de nada num país que elege barracal como seus representantes máximos. E um país destes merece o que tem.
E ele merece ter que encontrar um emprego precário, viver com o ordenado mínimo e saber que nunca conseguirá almejar nada mais acima. É o preço por ter saído da fasquia, por ter levantado a cabeça, por não ser medíocre, comparsa ou compadre. Nem que fosse por cinco minutos. Custaram-lhe bem caro esses minutos…

Advertisements

Leave a comment

Filed under Uncategorized

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s